Por muitos e muitos anos a palavra varejo foi tida como um bicho papão. Arrepios, medos, fugas – esse era o cenário até nas melhores equipes de criação de diversas agências. Mas aí o tempo passou, chegou a globalização, os novos commodits, fusões aconteceram e outras pressões que fizeram com que os investimentos em brand migrassem para o varejo com muita força.
Confesso que há muito tempo visionei no varejo uma grande oportunidade em um nicho carente. A falta de conhecimento, envolvimento, atenção e cuidado foi o fator que fez com que esse segmento fosse no mínimo renegado. Foi deixada uma lacuna para aqueles que ali percebessem um terreno fértil e promissor.
Nós mergulhamos, nadamos e continuamos a nadar de cabeça para pesquisar, avaliar, entender e criar soluções e atividades capazes de tirar deste patinho feio um brilho que estava guardado.
É muito nítido por parte de todos o aumento dos investimentos no varejo, as inovações e, claro, a revolução na comunicação. E foi aí que começou um movimento adverso ao patinho feio.
As grandes agências começaram a correr, pular na piscina ao mesmo tempo, fizeram aportes e se interessaram por contas que até então eram atendidas por agências médias e até pequenas.
Para 2011 acredito que este movimento não só continue como se intensifique e é neste sentido que nós da Rae,MP estamos nos aprimorando cada vez mais. É através do nosso centro de pesquisas de varejo e monitoramento de resultados que vamos além, confrontando quase diariamente todos os movimentos do setor.
Temos a convicção de que a entrega de uma agência neste setor deva acumular velocidade, capacidade de interpretação, soluções estéticas e viáveis, além do total engajamento da equipe. É como sempre digo, “Varejo hoje, só até amanhã”.
Varejo já não é mais um patinho feio. Ele se mostrou para o mundo, ganhou propriedade, personalidade e começa aos poucos a se revelar um lindo cisne branco. Agora todos o notam e anseiam. Quem tiver habilidade vai conquistá-lo.