Aprendi este termo, ainda pequeno, devido a minha paixão por mecânica e motocicletas. Ficava pensando quanto devem ter demorado em encontrar materiais e têmperas que suportassem mudanças de calor tão abruptas de um motor em funcionamento para depois retornar a seu estado natural.

Na vida, e até ultimamente, esta palavra emergiu do mundo mecânico para a psicologia, dando sentido à capacidade de aguentar impactos, decepções, humilhações e perdas em nossas vidas. Para ilustrar com facilidade o poder da resiliência, sempre me vem à cabeça o bambu japonês que suportou a força do Katrina, um dos maiores tsunâmis já ocorrido na história recente.

E agora? O que dizer do tamanho da resiliência que todos nós, em todos os cantos do mundo estamos tendo frente a todos estes acontecimentos, vivendo diariamente com um placar que não mostra os gols do time favorito, nem as melhores notas dos nossos filhos na escola, muito menos os saldos de banco ou os resultados dos campeonatos dos esportes. Estamos convivendo com o placar de vidas perdidas, cada uma com total e profundo sentimento de suas famílias e amigos.

Haja resiliência para suportar os acontecimentos e ameaças de todos os lados, uma luta desenfreada entre a saúde e a economia, entre a fé e a negatividade, entre a esperança e a realidade dos dias.

Jamais pensávamos ter tamanha resiliência, pois nunca havia sido tão testada ao seu extremo.

Às vezes, com pouca envergadura, achávamos ser o limite, mas agora estamos sentindo que somos muito mais fortes do que pensávamos.

Santa resiliência que está nos ajudando a envergar e envergar, conseguindo a cada dia suportar nossas crenças à espera do melhor que, com certeza, virá e nos deixará, sem dúvida alguma, mais preparados e resistentes para seguir a vida.

Agradeço a cada novo dia a oportunidade de permanecer neste jogo, do qual hoje estamos perdendo, mas amanhã que retornaremos com a garra e a vontade redobrada para reconstruir o cenário, seja lá como o encontrarmos.

Com fé e muita esperança, graças à forte resiliência que nos ajuda a cada momento.

Força pessoal, pensamento firme, convicção, pois não está nada fácil, mas vai passar, acreditem, vai passar!

Informe seu e-mail:
ME INSCREVER

Receba meus artigos diretamente no seu e-mail

Se mantenha atualizado, assim que postar um novo artigo no blog você será avisado.
close-link