Há mais ou menos um mês foi solicitado pela minha assessoria de imprensa que eu escrevesse alguns pensamentos sobre a propaganda no futuro, coluna utilizada pelo jornal Propmark para apresentar a seus leitores diversas óticas de profissionais da área sobre este tema, que tanto nos intriga nos dias de hoje.
Por motivos dos mais diversos, passei a oportunidade a dois profissionais da agência, ambos do departamento de Planejamento. Recebi deles pensamentos e óticas fantásticas sobre o assunto, e me dei conta que eu mesmo estava realizando algo condizente com o futuro: uma liderança diferenciada, voltada à nova geração de profissionais.
Embora com 22 anos de existência, a Rae,MP permanece sob meu comando com o espírito de um garoto, mais ou menos como era quando quem tinha 22 anos era eu. Naquela época, o que me guiava eram os ideais de liberdade, felicidade e continuidade, pontos que continuaram balizando o caminho desta empresa por todos estes anos.
Lembrando de minha própria juventude, me inspiro em minhas antigas sensações e reações para acompanhar o pensamento dos jovens de hoje. Procuro otimizar estes jovens profissionais ao máximo dentro da empresa, pois estas cabeças livres vêm aflorando dentro da agência um frescor de vontade natural e ímpeto de conquista. A tão falada Geração Y é conhecida pelo colaborativismo e a pré-disposição à co-autoria, características que ainda não foram totalmente assimiladas pelas estruturas tradicionais corporativas, mas tais conceitos devem ser trabalhados em prol da empresa – um ambiente onde todos compartilham um pouco de conhecimento e ação é um ambiente em crescimento ininterrupto e próspero.
A meu ver, este é o futuro da liderança: delegação de tarefas aos profissionais que, em harmonia, atuam em nome do líder sob o foco da inovação e evolução. Porém, o líder deve se mostrar apto a empreender seu comando ciente deste compartilhamento de poder e de atuação. Vamos esperar por um futuro de liderança co-autoral, e não mais um único centro de poder.