Hoje acordei renovado. Na semana passada, perdi do meu convívio alguém muito especial. Especial pelo simples motivo de sempre ter acreditado em mim como homem, como ser humano que sou.

É duro viver momentos como estes em nossas vidas, mas essa parte dela também é real… Assim como todos os outros desafios, precisamos superar e seguir em frente.

Não por acaso, na quinta feira, mesmo com o coração em pedaços, fui cumprir a minha responsabilidade junto ao nosso cliente Peugeot, na apresentação para todos os vendedores das concessionárias de São Paulo, grupo formado por cerca de 150 pessoas. Cheguei ao evento ainda anestesiado pela perda que acabara de sofrer em minha vida. Meu tio Arthur não era um simples homem, mas sim um homem simples, que foi capaz de amar os outros durante toda a vida sem jamais ter pedido ajuda. Pelo contrario, passou a vida ajudando ao próximo.

E lá estava eu diante da plateia, tentando não me perder em tantas boas lembranças, perseguindo a concentração para o momento da minha fala. Quando chegou a hora, procurei ser direto na explanação, dizendo algumas palavras que considerava importante sobre a atividade de vendas. Afinal, minha intenção era levar uma palavra de otimismo ao grupo, mesmo estando triste e debilitado. Confesso que aquele não era nem de longe um dos meus melhores dias.

O evento seguiu sua programação. No momento em que Rogério Caldas subiu ao palco, tivemos uma aula de retórica. Por indicação do Jefferson, o “transformador de seres humanos” deu uma excelente palestra. Com muita propriedade e convicção, prometeu à plateia uma apresentação realmente diferente, na qual conseguiria transformar as pessoas que ali estavam em profissionais mais… acesos, digamos assim.

E ele cumpriu a promessa! Digo isso porque já assisti a inúmeras pessoas falarem, mas poucas vezes vi alguém falar como ele, sem floreios, colocando de maneira impactante tudo aquilo que falamos e propagamos diariamente, mas que nos parece ser muito batido.

O entusiasmo

Viver entusiasmados! Esse estado de espírito é a força na qual devemos estar focados diariamente. Eu vivo a Rae,MP a 23 anos ininterruptos. E o que me faz entrar todos os dias por essa porta, com paixão e vontade, além de muita coragem, é o amor que sinto por aquilo que faço e que escolhi para fazer da minha vida.

Muitas vezes, assim como falou o Rogério, somos roubados pelos sanguessugas de energia, pessoas que nos rodeiam e que tem a enorme capacidade de nos influenciar negativamente nesta vida. É preciso sempre estarmos atentos a esses “vampiros” de energias, pois eles são, sim, capazes de nos sugar. E é exatamente o entusiasmo que consegue combatê-los, nos protegendo do mal que podem causar ao nosso trabalho.

Mas… Qual seria o significado exato desta simplória palavra? Pois aqui vai uma boa definição sobre ENTUSIASMO: do grego en + theos, literalmente ‘em Deus’. Originalmente, significava inspiração divina ou pela presença de Deus. Atualmente, segundo o dicionário Michaellis (moderno dicionário da língua portuguesa), pode ser entendido como um estado de grande euforia e alegria, refletindo em uma consequente coragem. Uma pessoa entusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu redor. O entusiasmo pode, portanto, ser considerado como um estado de espírito otimista.

Ao ler esta definição, somente por ler estas palavras, imediatamente resgatei aquilo que sempre existiu de mais vivo na minha pessoa: o ENTUSIASMO. Todos os dias , procuro olhar no espelho, bem no fundo dos meus olhos, buscando as minhas forças, os meus reais motivos. Procuro sentir lá dentro se tudo está realmente valendo a pena. Assim, saio do meu lar com a convicção de que hoje será melhor do que o passado , sem ser tão bom quanto será o amanhã.

Agir desse modo não é tão simples. Contudo, precisamos nos esforçar. Olho para trás e vejo de onde vim, onde cheguei e o quanto ainda posso percorrer. Procuro não me FAMILIARIZAR com as conquistas e nem com os confortos que meus esforços me proporcionam hoje, pois eu quero ir mais longe, assim como eu desejava lá quando tudo começou. Eu QUERO ir mais longe. E QUERER é um estado de espírito, não uma busca PONTUAL.

Obrigado A TODOS vocês, que estiveram e estão ao meu lado. Jamais tenham receio de abrir os pensamentos e os corações… Aos poucos vocês irão aprender, e quando entenderem o poder deste desprendimento, nunca mais irão parar.

Nestas últimas semanas, aprendi muito sobre a vida, mas o que mais aprendi foi sobre estar mais e mais aberto ao aprendizado. Ao tio Arthur só devo todos os agradecimentos por ter acreditado em mim como poucos, por ter confiado em mim como poucos.

Hoje vocês vão perceber que abri toda a janela da minha sala, pois como um dia atrás do outro, ele voltou a brilhar. Por isso não posso, de maneira alguma, decepcionar aqueles que sempre acreditaram em mim e esperam da minha pessoa o máximo que eu possa entregar de ENTUSIASMO, AMOR E TRABALHO.

Mais uma vez, OBRIGADO!

Informe seu e-mail:
ME INSCREVER

Receba meus artigos diretamente no seu e-mail

Se mantenha atualizado, assim que postar um novo artigo no blog você será avisado.
close-link