10 maneiras de manter um cliente por anos e anos:
- Mesmos as empresas de produto são prestadores de serviço, tem atendimento ao cliente e questões ligadas as percepções subjetivas desta atuação, sendo assim, as entregas são fundamentalmente lastreadas pela solicitude e esforços das nossas frentes de atuação no campo.
- Durante anos, temos por experiência, inúmeras provas de que os clientes não só querem os resultados almejados, eles querem atendimentos que pulem na frente das suas expectativas como profissionais proativos e dispostos a resolver todo e qualquer anseio que ele tenha.
- Clientes querem mais atitudes diante das situações do que a solução esperada em si, querem atenção e marcação serrada no assunto em questão, em suas buscas e anseios.
- Se pagam para nós, fazer e resolver algo, é somente por não terem a capacidade de soluções pessoais, é o conceito da hesitação, se soubéssemos resolver problemas como os dentários, óticos e de saúde não gastaríamos o que gastamos para resolvê-los, se soubéssemos fazer roupas e moda não iriamos as lojas gastar o nosso suado dinheiro.
- Hoje temos um cenário de muita cobrança e ameaças, pois como a oferta está muito grande, a tendência é cobrarem e exigirem mais de nós, querem e exigem atenção total.
- Não subestimem os concorrentes, pois deve ter alguém que faça o que fazemos, melhor, mais rápido e mais barato e se acreditarmos que não pode existir ninguém capaz disto, será o início da nossa queda, esta é uma maneira humilde de corrermos mais para não sermos pegos sem prévio aviso.
- Clientes querem proximidade, mimo, interesse, soluções, atitudes, vontade, modernidade, entrega verdadeira, transparência, retorno e isto tudo são os pilares da proteção que devemos ter em mente.
- Não deem espaço nesta relação, ainda mais num momento onde existem dezenas de gatunos aguardando para tomar o seu lugar, a qualquer custo, com qualquer sacrifício .
- Manter um cliente é 10 vezes mais barato do que conquistá-lo, haja visto a enormidade de investimentos feito pelo segmento para atrair novos clientes e assim roubá-los dos concorrentes, não é fácil, não é simples, não é barato e não é rápido conquistar ou recuperar um cliente.
- Nosso segmento vive de novidades, promoções, mas por pesquisa, 80% da compra é definida no ponto de venda, sendo assim, vejam a importância de todos os nossos esforços, mas ninguém melhor que a relação entre pessoas para agradar e atrair por via de um bom atendimento a vontade de um consumidor comprar em nossas lojas.
10 maneiras de perder um cliente em alguns minutos ou até segundos:
- Em toda a relação entre cliente e produto/serviço os primeiros segundos são cruciais para vida da relação, pois seremos permanentemente avaliados pelo nosso comportamento imediato até haver a construção da confiança que pode ser estabelecida nos primeiros segundos da aproximação, meras palavras não solucionam nem entregam as reais expectativas, todo cuidado é pouco, uma cara feia, um semblante fechado, uma roupa desarrumada, tudo pode gerar uma rejeição sem que as partes percebam diretamente o motivo.
- Acreditar que existe uma relação pessoal de intimidade e bem querer, o famoso ( o cara é boa gente ) pode ser a maior de todas as armadilhas numa relação profissional entre vendedor e consumidor, a propósito, intimidade nunca foi, nem nunca será o objetivo a ser conquistado nestas relações, qualquer sentido de insinuação ou abuso do espaço e educação podem encerrar imediatamente a relação.
- Não existe nada mais triste que entrar numa loja e não ser notado, se sentir o famoso ninguém para aquele estabelecimento e estamos cansados de ver rodinhas de vendedores desatentos ou dispersos, muitas vezes o cliente entra, tenta ser notado e sai sem a mínima percepção da loja. Conclusão, provavelmente ele irá demorar para retirar de sua mente aquela péssima experiência.
- Desculpas são uma espécie de fuga da realidade dos problemas em si, a soma deste artifício pode ser o caminho para morte prematura da venda.
- Já diziam, a mentira tem pernas curtas, elas são frágeis, inconsistentes, deixam rastros e expõem muito negativamente o profissional e a empresa. São facilmente percebidas e a somas destas constantes percepções provocam perdas incalculáveis.
- Irritações e intransigências são rapidamente percebidas pelos clientes e no dia a dia acabam por trazer cansaço e estagnação da relação.
- Deixar que outros se posicionem em seu lugar em situações relativas as suas competências transparece incapacidade do profissional e da direção da empresa, não dar limites pode fragilizar a relação e gerar percepções de medo, desconfiança e submissão.
- Erros acontecem mas a sequência deles numa mesma tecla passa a ser burrice, todos estão pré-dispostos a perdoar mas não duas vezes sobre o mesmo erro.
- Não existe nada pior que a má vontade, o desânimo, a expressão de cansaço diante do problema, clientes não querem ouvir ladainhas ou palavras escapistas, querem soluções imediatas.
- Demore para retornar algo que ele está esperando com rapidez e veja o que acontecerá, uma possível morosidade pode irritar profundamente um cliente ágil e impaciente.