De quem é a culpa? Não é minha!!! Isto lhe é familiar?

Erros nas empresas são frequentes e suas razões e consequências são as mais diversas possíveis. Administrar 26estes problemas no dia a dia requer muita paciência, imparcialidade, resiliência e total capacidade de discernimento.

É preciso lembrar que por trás de todos os problemas existem pessoas com variados comportamentos, caráter, educação, medos, razões, capacidades, experiências entre vários outros predicados, positivos e negativos.

Conhecer somente os processos físicos e manuais de procedimento não são suficientes para quem pretende alçar

voo no papel de líder ou empreendedor. Muitos dos erros corriqueiros e aparentemente simples que acontecem, podem gerar prejuízos enormes financeiros e às vezes e até piores, quando são físicos e até fatais.

Gerir uma empresa ou assumir cargos de responsabilidade, são missões que acarretam sobre os ombros do profissional, uma infinidade de características que, somadas são capazes de lidar de maneira equilibrada com as soluções em andamento.

Ser líder, não se trata de um desejo ou de um simples querer. A pressão é grande e aqueles que apresentam capacidade para gerir estes cenários, são aqueles que alçam aos postos superiores.

Verdadeiros líderes chamam a responsabilidade no peito, encaram os conflitos com educação, entendendo que no amanhã, tudo continua e, que a preservação dos relacionamentos e o cuidado pela integridade humana sempre será aquela bola de cristal, que não pode cair no chão.

Vejo muitas pessoas querendo subir nas empresas, querendo alçar o tão almejado voo corporativo, mas no dia a dia são pouquíssimos aqueles que realmente assumem sua palavra, suas decisões, que puxam a responsabilidade para si como um guerreiro bravo, correndo todos os riscos inerentes. A honra e a coragem são virtudes escassas e ao mesmo tempo, imprescindíveis.

Muitas vezes, estas virtudes, são pouco compreendidas por aqueles que simplesmente não entendem os motivos pelos quais

não evoluem. Provavelmente você conheça profissionais que se escondem diante de seus erros, apontam culpados ou simplesmente fingem-se de morto, mesmo vendo colegas e superiores sendo fuzilados ou tendo prejuízos enormes.

As empresas constroem e evoluem em processos a partir de erros cometidos no percurso, esta é uma área sem fim para a grande maioria dos gestores.

Enfim, erros acontecem e continuarão acontecendo, mas cabe ao ser humano, assumi-los com honestidade e caráter para que as empresas e equipes possam evoluir e assim conseguir construir excelentes líderes e equipes promissoras.

Deixe um comentário